INSTITUIÇÃO HISTÓRICO
 
 
Antes de ser o Centro Tecnológico do Mobiliário - SENAI/CETEMO, era o “CENTRO INTEGRADO DO SESI - SENAI CAVALHEIRO GIUSEPPE FARINA”. Inaugurado em 1973, o 1º Centro Integrado da Rede SENAI - RS tinha suas instalações e oficinas no prédio do SESI de Bento Gonçalves. Eram oferecidos, no turno diurno, cursos de Aprendizagem de Mecânica Geral e Eletricista para menores, e no turno noturno, eram oferecidos cursos de Qualificação como: Soldador, Eletricista de Automóveis e Torneiro Mecânico.
Em meados de 1979, começou a funcionar em prédio cedido pelo Patronato de Bento Gonçalves, a Oficina de Marcenaria, dando início a uma nova fase de desenvolvimento da escola, com o curso de Marceneiro na modalidade Aprendizagem.
No decorrer dos anos, Bento Gonçalves, terra voltada à produção Vinícola, começa a desenvolver seu Polo Industrial, que muito bem caracteriza a cidade: o Polo Moveleiro, que desenvolveu-se a passos rápidos, começando a despontar a necessidade de ampliação do SENAI em Bento Gonçalves.
O primeiro marco para o início da obra, foi a doação do terreno pela Prefeitura Municipal, que posteriormente doaria também área e prédio onde se encontrava a oficina de Marcenaria.
Com o apoio de empresários da Região e do SENAI-RS, conseguiram-se as verbas do Departamento Nacional para a construção do Centro Tecnológico do Mobiliário – SENAI. Em 1982 foi lançada a pedra fundamental e, em 1983, era inaugurado o Centro, com a missão de auxiliar no desenvolvimento Técnico e Tecnológico da Indústrias da região, bem como na preparação de Recursos Humanos necessários ao setor.
Dava-se então, o início o de um novo marco na História do SENAI em Bento Gonçalves, que com a chegada de novos técnicos, oferecia cursos de Aprendizagem
 



de Marceneiro Industrial e Mecânico Geral, Qualificação em Pintura de Móveis, Manutenção de Máquinas para o Setor Moveleiro, Afiação de Ferramentas, e também , cursos de treinamento que possibilitavam o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos relacionados com áreas específicas de atuação.
Em 1986, foi implantado o Núcleo de Informação Tecnológica em Mobiliário e Madeira (NIT/MM), através de convênio entre o SENAI-RS e a então Secretaria de Tecnologia Industrial - MIC, com o objetivo principal de prestar serviços de transferência de Informação Tecnológica ao setor Moveleiro Nacional através de identificação, coleta, tratamento, divulgação das informações contidas tanto na bibliografia nacional como estrangeira.
Em 1988, foi inaugurada uma moderna Oficina de Marcenaria e foi implantado o sub-setor de Assistência Técnica (AT) e Laboratório Industrial, através de acordo de Cooperação Técnica entre SENAI e o Governo do Canadá. Esse convênio possibilitou a ida de técnicos do CETEMO ao Canadá para receberem treinamento na ÉCOLE QUÉBÉCOISE ou MEUBLES DU BOIS OUVRÉ, CEGEP DE VICTORIAVILLE, bem como a vinda de técnicos do Canadá ao CETEMO.

 
 

Biblioteca On-line
Cursos
Serviços Laboratoriais
Publicações
Como Chegar
Envie-nos seu Currículo

Portal Senai Design

Organismo Certificador de Produtos

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas



Áreas Certificadas:
Educação Profissional
Ass. Técnica e Tecnológica
Serviços Laboratoriais




Certificação ISO 14001



SENAI CETEMO
Av. Pres. Costa e Silva, 571
Bairro Planalto - 95700-000
Bento Gonçalves - RS
Fone (54) 3449.3500
Fax (54) 3451.3585
CNPJ 03.775.069/0034-43
E-mail: cetemo@senairs.org.br